Meditação Transcendental

Quem me segue nas redes sociais sabe que recentemente aderi a Meditação Transcendental (MT), por isso hoje vou falar um pouco sobre essa técnica de meditação e como ela tem me ajudado.

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que a meditação nada mais é que uma prática que reúne um conjunto de técnicas milenares que buscam treinar a focalizar a atenção.

A técnica da Meditação Transcendental faz com que a nossa mente alcance um estágio de serenidade, através de uma profunda imersão que nos permite mergulhar além do pensamento e experimentarmos os níveis mais silenciosos da nossa consciência, para que possamos olhar para dentro de nós mesmos e vislumbrarmos nosso eu interior.

 

COMO FUNCIONA?

A MT é um procedimento bem simples, muito natural e não requer grandes esforços, praticado por 20 minutos duas vezes ao dia, sentando-se confortavelmente com os olhos fechados. Esse é um método de autodesenvolvimento amplamente praticado que permite sua mente se aquietar, mergulhando para dentro de si próprio.

Meditação Transcendental Campinas

Ao meditar, neste estado de alerta em repouso, nosso cérebro funciona com maior coerência e nosso corpo adquire um profundo repouso. A Meditação Transcendental baseia-se na antiga tradição Védica de iluminação na Índia. Este conhecimento foi repassado por mestres Védicos de geração a geração por milhares de anos, desta forma, restaurou-se o conhecimento e a experiência de estados superiores de consciência.

Hoje mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo aprenderam esta técnica de meditação simples e natural, independente da idade, cultura ou religião.

 

OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

Durante a técnica da MT, nossa mente é naturalmente atraída para o interior. Por isso essa prática é denominada como “Auto Transcendência Automática”. Sendo assim, a experiência da transcendência que esta técnica oferece, cria a condição ideal para ativar o poder inato que o nosso corpo possui para se curar e se restaurar.

Os principais benefícios:

  • Reduz o estresse;
  • Alivia a depressão, ansiedade e a raiva;
  • Ajuda a prevenir doenças cardíacas;
  • Facilita o controle mental;
  • Aumenta a energia;
  • Reduz dores e melhora o sistema imunológico;
  • Confere uma sensação de calma, equilíbrio e paz de espírito.

 

 

DICAS DE RELAXAMENTO

Se você é daquelas que não está acostumada a “desligar”, não tem problema. Existe alguns truques que podem te ajudar a relaxar o corpo aos poucos antes de começar a meditação.

Automassagem

Bastam cinco minutinhos, de preferência no final do dia, para recobrar a calma e dar ordem de despejo ao stress. A automassagem ajuda muito a recobrar essa calma e atingirmos um nível satisfatório de relaxamento. Sente-se e comece, por exemplo, massageando os tendões por trás do joelho. Depois, se quiser, tente pressionar com força (porém suavemente) a palma da mão com o polegar. Existem diferentes tipos de técnicas de automassagem que auxiliam a chegarmos ao relaxamento necessário.

Os pés possuem pontos reflexos que representam as várias partes do corpo. Além disso, como nos sustenta o dia todo, são alvos fáceis de tensão e cansaço. Por isso, para revigorar a região, uma boa alternativa é recorrer à massagem com bambu. Utilize um pedaço de bambu com aproximadamente um palmo de comprimento. De pé, apoie-se numa cadeira e pise devagar, com um pé de cada vez, rolando o bambu para frente e para trás e forçando os dedos do pé bem abertos em direção ao chão.

 

Respiração

É importantíssimo estarmos com a respiração desacelerada para meditarmos. Por isso antes de começar é sempre bom fazer um exercício de respiração e expiração durante alguns minutos. Isso além de abaixar a frequência cardíaca, vai te trazer tranquilidade e calma.

 

Memória Afetiva

Quando algo dá errado ou nos irrita, tudo o que mais queremos é ver um rosto amigo. E este desejo possui explicação científica: a imagem é recolhida pelos olhos e trabalhada no cérebro, onde atinge o sistema límbico, relacionado às emoções. Lá, atua diminuindo os níveis de cortisol e adrenalina, que disparam o nervosismo e a ansiedade, e libera endorfinas que causam bem-estar, além da ocitocina, o hormônio do vínculo afetivo, responsável pelas sensações de acolhimento e afeto. Pensar no meu filho e na minha família sempre funciona. A sensação de conforto é instantânea.

 

Chá

“Chá de Aline”, por Pedro Pucci

Chás são excelentes componentes para um estado de relaxamento (leia mais AQUI), por isso sempre que posso, tomo uma boa xícara de chá antes e depois da meditação. Seja um suave chá branco ou um delicioso chá de jasmim, a calmaria é quase que imediata. O chá tem o poder de aquecer a alma e acalmar o coração.

 

Essência Floral

As flores são uma das mais belas expressões da natureza. Às vezes basta observá-las para nos sentirmos mais estimuladas. Além disso, as flores também possuem vibrações energéticas capazes de equilibrar as emoções negativas do ser humano.

 

CONHECENDO A SI MESMO

É natural que a nossa rotina esteja focada nos nossos afazeres, nas nossas responsabilidades, nosso trabalho, nossa correria diária. Passamos tanto tempo olhando para os ponteiros do relógio e correndo contra o tempo que acabamos nos esquecendo de olhar para dentro de nós mesmos. Algo que aprendi com a MT: aquele que não conhece o Ser nunca conhecerá a si mesmo.

A Meditação Transcendental é um processo mental simples, natural, sem esforço e muito agradável. É uma forma eficaz de experimentar o estado mais puro da nossa consciência. Por isso essa técnica é a redescoberta de um processo totalmente natural, onde as pessoas não precisam tentar alcançar esse estado, pois isso já acontece dede forma natural e espontânea. Nossa mente mergulha para dentro de nós mesmos, pois ela não quer nada além disso. É como se ela estivesse voltando para casa, num eterno retorno para um lugar que possamos encontrar paz e equilíbrio para o nosso dia-a-dia.

 

 

MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL CAMPINAS

Como parte das tarefas do CIS – Coaching Integral Sistêmico (leia mais sobre isso AQUI) – eu atualmente comecei a fazer a MT aqui na cidade de Capinas no Cambuí, na Meditação Transcendental Campinas, localizada na rua Silvio Moraes Sales, 71, e estou amando a experiência.

É muito mais que um lugar onde podemos meditar, é também uma extensão da nossa própria casa, onde podemos nos sentir à vontade para olharmos para dentro de nós mesmos. Um lugar de paz e elevação de consciência onde podemos emanar luz e colhermos apenas boas energias.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fone: (11) 9.4779-2508