Os Benefícios do Fortalecimento Muscular

Oii meninas!

 

Como bem sabem, eu tenho uma rotina diária de exercícios para estar sempre em forma. Nosso corpo é o nosso templo, por isso manter uma vida saudável é algo fundamental e a prática de atividades físicas proporciona benefícios excepcionais.

Uma dessas práticas da minha rotina de exercícios está inclusa o fortalecimento muscular, e isso é muito importante visto que os músculos são fundamentais para a funcionalidade do nosso organismo. Essa interação é tão grande que sempre que falamos em atividades físicas logo vem à mente as vantagens que essa prática traz ao nosso corpo. Manter a musculatura resistente ajuda na melhoria do metabolismo, no condicionamento aeróbico e na proteção dos ossos e articulações.

Melhorar e preservar a saúde muscular permite realizar as mais variadas atividades do dia a dia com mais segurança e autonomia. Além de promover o emagrecimento saudável, melhoria na qualidade de vida, no bem-estar e nos dá mais energia e disposição.

A musculação é uma atividade bastante eficaz também no ganho de massa óssea, além de oferecer menos riscos de lesões do que alguns esportes. Mas não se esqueçam, meninas: é muito importante sempre ter orientação profissional antes de iniciar qualquer atividade física, ok?

No meu caso, estou tendo acompanhamento profissional do coach Rafa Finotelli (leia mais AQUI) no Exclusive Studio Cambuí, aqui em Campinas, onde oferecem além de musculação, treinamento funcional, pilates, atendimento em consultoria em grupos pequenos (ou atendimento individual e personalizado), tudo com acompanhamento dos resultados.

 

 

 

Principais benefícios do fortalecimento muscular

Uma musculatura forte e resistente é sinônimo de vida saudável. Portanto manter o fortalecimento muscular é essencial para a atender às funcionalidades do organismo.

Dentre os principais benefícios do fortalecimento da musculatura, podemos destacar:

  • Maior resistência;
  • Aumento da massa magra;
  • Melhoria na postura;
  • Proteção das articulações e ossos;
  • Resistência na estrutura óssea;
  • Melhoria no funcionamento do metabolismo;
  • Condicionamento físico;
  • Ajuda a queimar calorias, favorecendo uma perder peso mais saudável e eficaz.

 

Lembrando que esses benefícios só acontecem quando a musculatura é trabalhada e exercitada continuamente. Quanto mais a região a ser trabalhada for estimulada, melhores serão os resultados obtidos.

 

Por onde começar?

Separei aqui algumas dicas de atividades que ajudam no fortalecimento dos músculos.

 

A musculação tonifica os músculos e ajuda na perda de calorias, além de melhorar ainda mais a resistência muscular. Deixa a pessoa mais forte e auxilia na resistência para o trabalho diário e possíveis momentos que exijam de você o uso de força física. Assim como a prática dos demais exercícios, a musculação também auxilia no funcionamento do sistema imunológico.

 

 

 

 

 

 

Ajuda com problemas de colesterol, hipertensão e diabetes. A caminhada como exercício é uma atividade aeróbica, o que significa que aumenta a frequência cardíaca, fortalecendo o coração e aumentando a capacidade e a resistência dos pulmões. Esses benefícios cardiovasculares da caminhada são importantes para as pessoas de todas as idades.

 

 

 

 

 

 

A bicicleta te convence a mexer o corpo e adotar um novo estilo e qualidade de vida. Ajuda com a queima calorias, beneficia o sistema cardiovascular, fortifica a musculatura das pernas e auxilia o monitoramento comportamental. É por isso e muito mais que devemos ficar ligados nas alternativas mais simples para manter o corpo em forma como pedalar.

 

 

 

 

 

 

Além de ajudar no fortalecimento muscular, essa é uma atividade pode ser feita várias vezes ao dia e pode promover muitos benefícios para o corpo, como a melhoria da flexibilidade, correção da postura, e recuperação da musculatura. É um exercício que desenvolve principalmente a elasticidade do corpo, melhora a habilidade articular, retira as tensões dos músculos e a sobrecarga de tensão nas articulações.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em resumo, a prática de qualquer atividade física auxilia no fortalecimento muscular e esse hábito acaba se tornando algo prazeroso quando você encontra um exercício que mais lhe agrada e faz você se sentir bem consigo mesma. Então o primeiro passo é sempre escolher um exercício que melhor se adapta aos seus objetivos e também ao seu estilo de vida e rotina.

Não há dúvidas de que os exercícios físicos contribuem para a manutenção da boa saúde e no auxílio do fortalecimento muscular. Gostar da atividade física praticada é um estímulo a mais para persistir e alcançar melhores resultados.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje meninas!

Ah, e não se esqueçam de visitar o Exclusive Studio Cambuí na rua Barreto Leme, 2168, no Cambuí, Campinas – SP (telefone: 19 3203-6923), e começarem já a praticarem exercícios e ajudarem no fortalecimento da sua musculatura.

Bora lá?