Chá de Flor Chinesa

O post de hoje é sobre CHÁ por dois motivos.

O primeiro foi porque meu marido voltou da China com dois tipos de chá de flor chinesa. O segundo motivo contarei no final do post …

 

As flores de chá são obras de arte lindas que demonstram a delicadeza de como o chá pode ser tratado, admirado e bebido. As flores de chá transformam o simples ato de beber chá num ritual onde se aguarda por algo bonito, como uma flor a florescer. Torna-se uma experiência visual, olfativa além de saborosa.

 

Achei a flor de chá algo tão delicado e minucioso que resolvi pesquisar como são feitas. Elas são folhas de chá costuradas à mão e aromatizadas previamente com flores de jasmim.

cha4

Enquanto as folhas estão úmidas, as folhas do chá são espalmadas e costurada com fio de algodão em vários formatos e colocadas em molhos. As folhas do chá, antes de serem costuradas, são usualmente perfumadas com flores de jasmim, ganhando desta forma um aroma mais floral. Alguns formatos levam cerca de 1 minuto a para desabrochar, enquanto outros formatos podem demorar cerca de 10 minutos. A minha foi bem demorada para abrir, foi um trabalho para exercer uma paciência chinesa, heheheeh.

 

Enquanto ainda estão úmidas, as folhas são moldadas em bolas, cogumelos, cones, etc., e finalmente o chá vai para o seu processo normal de secagem, oxidação e queima, o que encerra o processo e dá origem às flores de chá como produto final. Muitas flores de chá são verdadeiras obras de arte, e algumas trazem no seu interior flores secas, que florescem, quando em contacto com a água. O hibisco, calêndula e o jasmim vermelho, são as flores mais usadas

 

Sobre as instruções de como fazer um chá de flor chinesa, não tem muito segredo. Deve colocar a flor de chá num bule, preferencialmente num bule de vidro, para poder admirar o desabrochar da flor; em seguida colocar água fervendo sobre a flor. Nesta altura as flores do chá começam a abrir e flor do chá começa lentamente a desabrochar.  Depois é só admirar esse tradição e apreciar um chá lindo, saboroso e muito perfumado.

cha3

O segundo motivo que eu tive para fazer esse post sobre chá é pelo fato das pessoas se impressionarem com o fato do meu filho Gianlucca pedir e beber bastante chá durante o dia. Gosta tanto que “chá” foi uma das primeiras palavras ditas : “Sááá, Sáááá”.

Atf9whI8gcsDz_7mpVkHSNdPG5YJp5hSWg0v6ygxspKU

Normalmente, de manhã eu dou chá de hortelã ou cidreira; na lancheira da escolinha à tarde e a noite costumo dar chá de camomila, para acalmar e ir preparando para ter um sono gostoso.

Evito totalmente dar chá Mate e chá Verde, por não ser recomendado à crianças devido à cafeína.