Receita de Sal de Vinho

Pra quem me conhece bem, sabe que eu amoooo vinho. Por isso hoje quero compartilhar com vocês uma receitinha top que me sugeriram de Sal de Vinho, indispensável para amantes de vinhos e apreciadores da boa culinária. Perfeita para se ter sempre na sua cozinha e presentear seus amigos com  aquele toque de charme, requinte e delicadeza.

A receita é super fácil e o resultado é uma coloração fantástica, sem falar que fica muito saboroso. Pode ser usado para temperar carnes e diversos outros pratos.

Lembrando que ainda terei no meu canal um vídeo falando só sobre vinhos, cortes de uvas, harmonização, etc (se você ainda não se inscreveu no meu canal, corre lá).

Bora pra receita?

 

 

 

 

 

Ingredientes:

  • 3 xícaras de vinho tinto seco;
  • 1 xícara de sal grosso.

 

Modo de preparo:

Adicione as 3 xícaras de vinho tinto seco em uma panela alta, leve ao fogo médio e deixe ferver até reduzir, mexendo com frequência. A redução estará pronta quando o vinho estiver viscoso e cobrir bem as costas de uma colher, sem escorrer. Essa etapa leva em torno de 15 a 20 minutinhos.

Quando o vinho estiver reduzido você pode desligar o fogo e acrescentar o sal grosso, misture bem até que o sal esteja totalmente tingido de rubro. É importante observar que o sal absorve todo o vinho. Lembre-se de verificar se é preciso acrescentar um pouco mais de vinho.

Em seguida forre uma forma grande com papel manteiga, cubra com mais uma camada de papel toalha e espalhe o sal. Coloque uma grade sobre a forma, cubra com um pano ou papel toalha (pode usar a grade do próprio forno, assim você não manchará a sua toalha com vinho). Deixe o sal desidratando por 2 dias, mexendo com frequência e trocando o papel toalha sempre que estiver úmido. Essa etapa vai liberar bastante umidade, quando se passarem os dois dias você terá um sal seco e pronto para ser usado em seus pratos.

Guarde em vidros bem fechados ou coloque em um moedor de sal para finalizar seus pratos. Fica um charme e uma delícia.