Entenda O Que É Ortodontia Estética

Oii meninas!

Sei que temos o costume de irmos ao dentista regularmente, mas vocês já ouviram falar da ortodontia estética?

Nada mais é que um ramo da odontologia dedicado à correção de anomalias relativas à posição dos dentes, trazendo não só melhorias para a saúde bucal, mas também benefícios especiais como alinhamento dos dentes, ajudando a transformar seu sorrisão e deixá-lo ainda mais bonito. Além disso, há também uma melhora na mordida e corte de alimentos, aliviando aquelas dorezinhas na mandíbula.

 

O alinhamento que esse tratamento traz é realizado com o uso de um aparelho ortodôntico, (móvel ou fixo). Independentemente do aparelho ortodôntico usado, esse é um tipo de tratamento a longo prazo, com duração de meses ou até anos. O período de uso do aparelho varia de acordo com o paciente e suas necessidades. Lembrando que todo esse processo deve ser sempre acompanhado por um profissional, garantindo um melhor resultado.

No meu caso, faço acompanhamento com o Dr. Fernando Tedde (leia mais AQUI), localizado na Rua Fortunato Faraone, 921, Jardim Girassol, Americana (SP). Eu acredito muito no  tratamento de ortodontia estética como uma melhoraria eficaz do nosso sorriso, aumentando não só nossa autoestima, mas também garantindo uma boca mais saudável.

 

 

 

 

 

COMO FUNCIONA?

A ortodontia estética é basicamente realizada com o uso de aparelhos. Primeiro o dentista recolhe as informações necessárias sobre os dentes, posicionamento de mandíbula e mordida. Essa informações indicarão o tipo de aparelho a ser utilizado no processo.

São dois tipos: os Aparelhos Fixos (com bráquetes e fio metálico) e os Aparelhos Móveis. Em ambos os casos os aparelhos atuam exercendo força sobre os dentes de forma a alinhá-los corretamente.

Lembrem-se meninas: o ideal é voltar ao consultório periodicamente para análises e eventuais ajustes, sempre seguindo as recomendações do dentista para garantir sucesso no tratamento.

 

OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE ORTODONDIA ESTÉTICA

A ortodontia estética é perfeita para corrigir diversos problemas bucais como:

  • Dentes encavalados. Isso ocorre quando há um problema de sobreposição, dificultado o processo diário de limpeza;
  • Diastema, ou seja, dentes afastados, com espaços entre eles;
  • Mandíbula desalinhada, provocando sintomas como dores no rosto, pescoço, nuca, ouvido e cabeça;
  • Problemas de mordida, que danificam os dentes, causando dores musculares, dificuldade para falar e mastigar alimentos.

 

A ortodontia estética é indicada a partir dos 8 anos de idade logo após a perda dos dentes de leite, e não há limite para o uso dos aparelhos, sendo que idosos também podem aderir ao processo. O tratamento deve ser feito somente em casos de alinhamento dental e outras correções, garantindo ganhos estéticos e saúde bucal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dr. Fernando Tedde

Fone: (19) 3461-5033