Entenda O Que É Ortodontia Estética

Oii meninas!

Sei que temos o costume de irmos ao dentista regularmente, mas vocês já ouviram falar da ortodontia estética?

Nada mais é que um ramo da odontologia dedicado à correção de anomalias relativas à posição dos dentes, trazendo não só melhorias para a saúde bucal, mas também benefícios especiais como alinhamento dos dentes, ajudando a transformar seu sorrisão e deixá-lo ainda mais bonito. Além disso, há também uma melhora na mordida e corte de alimentos, aliviando aquelas dorezinhas na mandíbula.

 

O alinhamento que esse tratamento traz é realizado com o uso de um aparelho ortodôntico, (móvel ou fixo). Independentemente do aparelho ortodôntico usado, esse é um tipo de tratamento a longo prazo, com duração de meses ou até anos. O período de uso do aparelho varia de acordo com o paciente e suas necessidades. Lembrando que todo esse processo deve ser sempre acompanhado por um profissional, garantindo um melhor resultado.

No meu caso, faço acompanhamento com o Dr. Fernando Tedde (leia mais AQUI), localizado na Rua Fortunato Faraone, 921, Jardim Girassol, Americana (SP). Eu acredito muito no  tratamento de ortodontia estética como uma melhoraria eficaz do nosso sorriso, aumentando não só nossa autoestima, mas também garantindo uma boca mais saudável.

 

 

 

 

 

COMO FUNCIONA?

A ortodontia estética é basicamente realizada com o uso de aparelhos. Primeiro o dentista recolhe as informações necessárias sobre os dentes, posicionamento de mandíbula e mordida. Essa informações indicarão o tipo de aparelho a ser utilizado no processo.

São dois tipos: os Aparelhos Fixos (com bráquetes e fio metálico) e os Aparelhos Móveis. Em ambos os casos os aparelhos atuam exercendo força sobre os dentes de forma a alinhá-los corretamente.

Lembrem-se meninas: o ideal é voltar ao consultório periodicamente para análises e eventuais ajustes, sempre seguindo as recomendações do dentista para garantir sucesso no tratamento.

 

OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE ORTODONDIA ESTÉTICA

A ortodontia estética é perfeita para corrigir diversos problemas bucais como:

  • Dentes encavalados. Isso ocorre quando há um problema de sobreposição, dificultado o processo diário de limpeza;
  • Diastema, ou seja, dentes afastados, com espaços entre eles;
  • Mandíbula desalinhada, provocando sintomas como dores no rosto, pescoço, nuca, ouvido e cabeça;
  • Problemas de mordida, que danificam os dentes, causando dores musculares, dificuldade para falar e mastigar alimentos.

 

A ortodontia estética é indicada a partir dos 8 anos de idade logo após a perda dos dentes de leite, e não há limite para o uso dos aparelhos, sendo que idosos também podem aderir ao processo. O tratamento deve ser feito somente em casos de alinhamento dental e outras correções, garantindo ganhos estéticos e saúde bucal.

 

 

 

 

 

 

 

VOCÊ CONHECE O PARELHO ORTODÔNTICO ESTÉTICO DE SAFIRA?

O Aparelho Ortodôntico de Safira é o único Aparelho Ortodôntico puramente cristalino, altamente polido, com peças pequenas e com extrema estética, por ser muito discreto. Utiliza recursos tecnológicos para maximizar os resultados, através da incorporação de tecnologia de ponta:

  • Os bráquetes apresentam alto polimento, para menor atrito e deslize melhor dos arcos, melhorando a performance do aparelho estético;
  • Os arcos do aparelho são feitos de uma liga especial, chamada NiTitânio termo-ativado, que serve para alinhar os dentes acionadas com o calor corporal.

 

A Safira utilizada no aparelho ortodôntico estético

Safira (do árabe: ياقوت أزرق , safir, “pedra preciosa”) é uma variedade da forma monocristalina de óxido de alumínio (Al2O3), um mineral chamado coríndon. Pode ser encontrada na natureza sob a forma de gemas ou produzida de forma sintética.

Recebem o nome de Safira todas as variedades de coríndon de qualidade gemológica que não sejam de cor vermelha (a variedade vermelha do coríndon é o rubi). Pode ser incolor (safira branca), azul, púrpura, dourada ou rósea, entre outras. As cores devem-se à presença de cobalto, cromo, titânio ou ferro.

Devido a sua beleza, resistência e transparência, a Safira é utilizada em uma infinidade de aplicações, entre elas, jóias (o anel de casamento de Lady Diana Spencer com o Príncipe Charles de Gales, pr exemplo, era um anel de safira), vidros de relógios sofisticados como Rolex,  equipamentos elétricos e ópticos e em janelas de fornalhas de alta temperatura. São utilizadas na fabricação do Aparelho Ortodôntico de Safira, o único Aparelho Ortodôntico com os Bráquetes puramente cristalinos, que associados com os arcos da cor dos dentes, formam um conjunto de aparelho extremamente discreto, resistente e confortável, que não é visto à uma distância superior a 1 metro. As ligaduras perolizadas americanas que utilizamos, dão ao conjunto ainda mais segurança, formando um aparelho discreto, resistente, que não mancha e não desbota, devido à alta qualidade dos materiais utilizados.

 

Bráquetes transparentes

Os bráquetes do Aparelho de Safira são extremamente transparentes, os únicos verdadeiramente cristalinos, por isso têm uma aparência bastante discreta. Os contornos arredondados e altamente polidos tornam mais fácil a adaptação do paciente ao aparelho. O perfil baixo do Aparelho de Safira levanta menos os lábios, por isso ele é mais confortável que os aparelhos ortodônticos convencionais.

 

 

Dr. Fernando Tedde

Fone: (19) 3461-5033