Pilates e os homens

Conversando com a Amanda Pissaia, descobri que muitos homens praticam o Pilates.

Um dos atrativos para os homens é a eficácia do Pilates para tonificar os músculos que nunca haviam sido trabalhados antes.

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É um exercício de condicionamento, e uma forma de treinamento complementar a qualquer outro tipo de exercício ou esporte.

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O Pilates concentra no desenvolvimento do núcleo do corpo (CORE), fazendo com que todo o seu corpo se torne mais forte e com mais resistência. Infelizmente, muitos dos exercícios que são projetados para aumentar a flexibilidade são exercícios tradicionalmente vistos como sendo para as mulheres, aumentando o preconceito masculino.

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Um dos problemas enfrentado pelos homens à medida que envelhecem é o risco de câncer de próstata associado, em parte, com a deterioração da musculatura do assoalho pélvico.

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Homens que praticam Pilates podem adaptar seus treinos para fortalecer esta área do corpo. Uma vantagem que não recebe muita atenção é o fato de trabalhar a resistência. Esta é uma parte fundamental na rotina e nas metas de muitos homens.

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O Pilates é uma forma de exercício de baixo impacto que fortalece o corpo sem prejudicar as articulações, trabalhando força e melhorando a postura que são percebidas à medida que envelhece.

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“Derrubando os mitos de que Pilates é só relaxamento ou alongamento e que os exercícios são executados apenas na posição deitada, o Método é um trabalho corporal completo, onde se trabalha em todas as posições (deitada, sentada, ajoelhada, em pé e em todos os decúbitos) e em situações de grandes desafios (bolas, bases instáveis, aparelhos que deslocam de um lado para o outro) desenvolvendo força, flexibilidade, postura, equilíbrio, alongamento, com o máximo de simetria”, explica Dra Alessandra Ignácio, fisioterapeuta.

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“Portanto, homens que queiram melhorar o desempenho em outras atividades físicas, que estejam com dores devido à má postura no trabalho, corrida, futebol, ciclismo e outros ou que tenham alguma patologia física, procurem o Método Pilates que vai ajudar a desenvolver a conscientização corporal e o desempenho nas várias atividades do dia-a-dia”, completa.